Projeto Mutirão dedica todas as suas ações em homenagem à Professora Neide Rodrigues Gomes

Prof Neide Rodrigues.jpg

A Professora Neide Rodrigues Gomes, nascida na cidade de Itú, viveu muitos anos em São Paulo, onde estudou, ministrou aulas e fundou um conservatório musical por onde passaram grandes nomes da música popular brasileira. Também trabalhou em órgãos estaduais ligados a cultura e turismo e foi Presidente da Comissão Paulista de Folclore.

Em Joanópolis, onde residia nos últimos anos, trabalhou em prol da cultura caipira, da revitalização dos mitos, como o Lobisomem e as tradições das Festas do Divino Espírito Santo com a formação de grupos musicais e devocionais.

Na região, foi autora do Projeto de Viola Caipira, juntamente com o Maestro Rui Torneze, onde 12 cidades montaram orquestras, que estão até hoje em atividades e deram outros frutos.
Cursos, oficinas e projetos de incentivo às tradições , grupos folclóricos, orquestras e formação de professores foram outras grandes realizações que ampliaram e fortaleceram a identidade caipira de nossa região.

O projeto Mutirão dedicou todas as suas ações em memória da Professora Neide, uma justa homenagem a quem sempre ensinou e valorizou nossas raízes.

Por Lilian Vogel

Lilian Voguel.jpg

Formada em Artes Plásticas e Música, com Pós-Graduação em Gestão Pública e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Lilian Vogel, que também é escritora, ainda acumula os títulos de Coordenadora do Núcleo de Folclore Pé da Serra, Presidente da Comissão Paulista de Folclore e Membro da Diretoria da Comissão Nacional de Folclore