Ciclo Natalino em Atibaia
Por Ruth Rubbo - 08/01/2024
O Ciclo Natalino em Atibaia compõe-se de diversas manifestações folclórico-religiosas da fé católica que, escrevendo o calendário deste evento, coloca Atibaia como uma das mais importantes cidades dentro das festividades de Natal de toda a região. Fazem parte as Congadas, a Cavalhada e a Folia de Reis.
Abrindo o Ciclo Natalino, no dia 25 de dezembro, as Congadas (vermelha, rosa, verde e azul) marcaram presença com a cerimônia de Levantamento dos Mastros com as bandeiras de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em frente à Igreja do Rosário. Na sequência segue-se o cortejo junto com a Banda 24 de Outubro até a Igreja Matriz, que fica em posição frontal à Igreja do Rosário, uma em cada ponta da Rua José Lucas, no centro histórico de Atibaia. As congadas fizeram o seu cortejo também no dia 27, desde a alvorada às 6h, retornando às 20h em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. E no dia 28 as celebrações se repetiram, desta vez em homenagem à São Benedito. Encerrando o ciclo, o Descimento dos Mastros no dia 7 de janeiro, um dia após o Dia de Reis. De origem afro brasileira, o folguedo, com mais de 200 anos de história no município de Atibaia é a sua manifestação cultural folclórico-religiosa mais antiga. Tambores, caixas, viola caipira, cavaquinho, violão, bastões de ritmo, agogô e pandeiros são os instrumentos mais utilizados pelos ternos de Congos no Sudeste.
As Cavalhadas
As cavalhadas, cortejo tradicional da cidade de Atibaia, vêm sofrendo adaptações ao longo dos anos no intuito de promover maior proteção e bem estar animal. O ponto alto da festa é a benção dos animais e cavaleiros em frente à Igreja do Rosário que este ano aconteceu no dia 26 de dezembro.
Foto: O Atibaiense
Folia de Reis
O primeiro registro que descreve uma Folia de Reis no Brasil foi em 1883 (S.João Del Rei em 08/02/1883). A expressão folclórica ganhou outras terras chegando à São Paulo no final do século XIX. Tradição vinda de Portugal, a Folia de Reis celebra o nascimento de Jesus e a visita que os três Reis Magos, segundo a fé católica, fizeram ao Menino Jesus. Compõe uma Folia de Reis (Ou Companhia de Reis, assim como Terno de Reis ou Terno de Santos Reis), um mestre, os três reis magos, os palhaços, os alferes e os foliões. Alguns grupos têm também o “embaixador”, responsável por pedir licença para entrar na casa, saudando os donos da casa e algumas vezes pedindo donativos. Viola caipira, violão, rabeca, cavaquinho, caixa e pandeiro são os instrumentos mais comumente encontrados nas folias. A de Atibaia tem também uma sanfona. Cada ano um “festeiro” é o responsável, junto com sua família, de organizar e prover todo o “giro” (as visitas nas casas dos devotos) da Folia de Reis e em Atibaia as visitas começam já no mês de setembro, encerrando no dia 6 de janeiro com uma grande festa. Em 2023 a Companhia de Reis São João Batista de Atibaia ficou a cargo do casal Valdoir de Souza e Viviane Fernandes, que promoveram um giro da folia muito bem organizado e que emocionou a todos.
Fontes:
​
A Folia de Reis (Lilian Vogel)
São Paulo Fé e Festa: Instrumentos Musicais da Tradição Paulista (Valmir Rosa)