Dentro do previsto na programação do Projeto Mutirão, teve início neste 04 de março de 2020, a Oficina de Catira com o Mestre Valdeci no Bairro do Tanque, em Atibaia/SP.
A tão esperada oficina contou com um público composto das mais variadas idades e formações seguiu atento à todas as informações passadas pelo mestre neste primeiro encontro. Um misto de emoção e curiosidade tomou conta de todos os alunos, tendo a aula momentos de encantamento, risadas com os desencontros de palmas e sapateados (normal no primeiro dia de aula) e muita vontade em aprender a arte do Catira, dança tradicional da cultura caipira paulista.
Dono de uma excelente didática, Mestre Valdeci, prendeu a atenção de todos com seu jeito vigoroso nos palmeados e sapateados, aliado à orientações importantes quanto às técnicas necessárias para uma boa performance. Junto à ele, sua família – esposa e filhos, além da imprescindível companhia dos violeiros que há muito o acompanham: Rio Preto e Rei do Laço. Esta turma toda forma o Grupo de Catira Pé Firme, de Joanópolis.
A oficina terá a duração de oito semanas e está sendo ministrada toda quarta-feira às 19 h no CRAS do Bairro do Tanque (antiga estação de trem), em Atibaia/SP. É aberta à toda a população e totalmente gratuita.
Mutirão é um projeto de Ruth Rubbo Produções Culturais realizado com recursos do Proac Edital 2019 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa –Governo do Estado de São Paulo
Comments