top of page
Buscar
  • CTC Atibaia

Mutirão - fé e tradição se encontram em Roda de Conversa na cidade de Piracaia



Mutirão cumpriu mais uma empreitada na tarde deste domingo (16) unindo esforços em direção ao auxílio e apoio a dois centenários grupos de Congadas de Piracaia – Congada Verde Periquito e Congada Branca Marinheiro.


O encontro realizado no CRAS de Batatuba, bairro de Piracaia, reuniu congadeiros de ambos os grupos, líderes de grupos folclóricos, poder público e pesquisadores da cultura tradicional paulista.


A conversa foi conduzida por Jordy, da Congada Verde de Atibaia, que orientou e propôs soluções às dificuldades que estes grupos atravessam atualmente. Mediando este encontro, Lílian Vogel, folclorista e presidente da Comissão Paulista de Folclore. Entre as falas, Jordy lembrou da importância em se manter os rituais folclóricos tão representativos da cidade de Piracaia. Pontuou que é dever de todo o município – cidadãos, poder público e igreja - resguardar seu patrimônio imaterial.


Pela relevância que as Congadas Verde Periquito e Branca Marinheiro representam no município, requer-se um cuidado especial quanto às mínimas condições em realizar as suas manifestações de fé, em Piracaia e fora dela.


O tom desta roda de conversa foi no sentido de instrumentalizar os grupos para que busquem o diálogo e apresentem aos representantes dos poderes do município o que de fato simboliza esta tão importante e centenária manifestação de fé. Da fé que dança.


Que este encontro frutifique e que as Congadas de Piracaia voltem a praticar as suas atividades em liberdade, apoiados por sua comunidade de origem, fomentando e divulgando a sua ancestralidade e suas raízes identitárias.


Mutirão é um projeto de Ruth Rubbo Produções Culturais realizado com recursos do Proac Edital 2019 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page