top of page
Buscar
  • CTC Atibaia

Grupo Raízes de Atibaia – próxima paragem de Mutirão



Mutirão, dentro dos fazeres caipiras, é conhecido com um força de trabalho entre vizinhos,amigos e parentes pra fazer um roçado, colher a plantação, preparar a festa do santo de devoção, levantar a cerca ou alguma benfeitoria nas imediações do sítio do agraciado.


Após tarefa cumprida, por muitas das vezes, o dono da casa oferece uma festa regada a

farta comida e um bom rastapé.

E cumprindo o ritual dos mutirões estado de São Paulo afora é que Mutirão, depois de diversas empreitadas cumpridas com sucesso, apresenta ao público um dos mais conceituados grupos de música raiz em atividade nos dias de hoje: Grupo Raízes de Atibaia. A animação chega com um repertório essencialmente caipira, regido por Rafael Cardoso em meio a violas, violões e sanfona. O baile na tuia será na praça central da cidade de Tietê/SP, local especialmente escolhido por ser a terra de Cornélio Pires, um dos grandes incentivadores e propagadores da música e da cultura caipira. Será apresentado em homenagem à Cornélio Pires, “Jorginho do Sertão”, a primeira moda de viola gravada em disco (1929) de sua autoria.

Além de levar alegria ao público de “Mutirão”, o espetáculo é um prêmio e um incentivo à este grupo que desde 2011 defende e fomenta a verdadeira música caipira paulista dando-lhe merecido protagonismo nesta seara tão importante das raízes identitárias do povo paulista. O fomento à grupos/coletivos tradicionais é um dos parâmetros deste projeto que tem semeado importantes ações para o fortalecimento da cultura tradicional paulista. O Grupo Raízes de Atibaia teve o seu primeiro CD, Raízes de Atibaia, lançado em 2017 através de premiação do Edital Proac.


Mutirão é um projeto de Ruth Rubbo Produções Culturais realizado com recursos do Proac Edital 2019 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Apoio Prefeitura Municipal de Tietê


Serviço:

Dia 07/03/2020 às 18:30 h

Pça Dr. Elias Garcia, centro, Tietê/SP

Gratuito

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page