top of page

5º Festival
Centro de Tradições Caipiras de Atibaia

3bedce83-4ed5-425d-a7e3-3352b20d30b7.jpeg

Um pouco do que foi o 5º Festival CTC Atibaia — emoção do começo ao fim!

O 5º Festival CTC Atibaia mais uma vez reafirmou a grandeza e a vitalidade da Cultura Caipira em nossa região. Em um estado onde poucas iniciativas promovem o verdadeiro protagonismo aos detentores e mestres dessa tradição, o Centro de Tradições Caipiras de Atibaia segue como uma das principais referências no fomento, defesa e valorização da cultura caipira em São Paulo. E tudo isso realizado sem qualquer apoio do poder público, sustentado exclusivamente por editais e pelo trabalho voluntário de seus integrantes — um esforço coletivo que merece ser reconhecido.

As apresentações emocionaram o público do início ao fim. O Grupo Raízes do Catira abriu o festival no Museu João Batista Conti (edificação histórica tombado pelo CONDEPHAAT), com a força e o brilho da mais tradicional dança caipira, marcando também, no mesmo local da inauguração da exposição “Chão Caipira”, parte essencial da programação.

 

O 5º Festival CTC Atibaia aconteceu também em outro local histórico: o Casarão Júlia Ferraz (1776). Cinco duplas caipiras e grupo Raízes de Atibaia marcaram presença nos dois dias de apresentações.

 

É difícil colocar em palavras a potência que se revelou nas cordas das violas, nos passos ritmados do catira, nos versos e nas vozes em dueto das duplas e grupos que se apresentaram. Foi simplesmente inesquecível.

 

Os vídeos do 5º Festival CTC Atibaia estão sendo publicados no nosso canal do YouTube (@ctcatibaia). Inscreva-se, acompanhe e ajude a fortalecer essa causa tão necessária: a valorização, o reconhecimento e o fomento da nossa própria raiz cultural — a Cultura Caipira!

© 2020 Criação: Paulo Reis Jr.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page